A igreja e o templo

Lição 7 — A igreja e o templo

Pré-Adolescentes

Lição 7 — A igreja e o templo
A lição de hoje encontra-se em — Efésios 2.19-21
A Bíblia diz — “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.” Hebreus 10.25
Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2025 – PRÉ-ADOLESCENTES – Professor CPAD
Data/lição — 18 de maio de 2025

Devocional

  • Segunda > Salmo 122.1
  • Terça > Atos 2.46
  • Quarta > Mateus 18.19
  • Quinta > 1 Coríntios 3.16
  • Sexta > Salmos 84.10
  • Sábado > Salmos 27.4

ESPAÇO PEDAGÓGICO
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor. Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre a importância de frequentarmos a Igreja. Com o desenvolvimento das novas tecnologias e das redes sociais na chamada sociedade da informação, muitos têm pregado que comparecer à igreja tornou-se uma prática dispensável. Esta lição é de suma importância para ensinar aos nossos pré-adolescentes que a igreja continua sendo um local indispensável para o nosso desenvolvimento espiritual.
O livro Desafios da Educação Cristã (CPAD) explicita que, no mundo globalizado onde vivemos, nossos pré-adolescentes estão imersos em diversos tipos de ambientes virtuais. Como professores, precisamos entender que a tecnologia pode ser uma grande aliada para o processo de ensino-aprendizagem, desde que usada de forma consciente e direcionada. Utilize-a em suas aulas para facilitar o aprendizado, mas lembre-se de exortá-los acerca do uso correto e da importância de filtrarem as informações que consomem nas redes.

OBJETIVOS:
RESSALTAR que a Igreja é a Casa de Deus.
EXPLICAR por que precisamos frequentar a igreja.
APONTAR a relação entre a comunhão com Deus e a presença nos cultos.

CONHECENDO + DE DEUS
Olá, querido(a) pré-adolescente, a paz do Senhor! Nesta lição, aprenderemos mais sobre a importância da Casa de Deus como espaço reservado para a comunhão e o aprendizado. A Igreja possui um papel muito importante para a construção do nosso relacionamento com Deus, como veremos a seguir.

1. O TEMPLO É A CASA DE DEUS

É incrível quando paramos para pensar que um Deus tão imenso como o nosso sempre fez questão de estabelecer um relacionamento conosco. Por isso, permitiu que o seu povo construísse o Templo, um local sagrado, separado para prestar-lhe culto. Nesse mesmo sentido, a igreja é um espaço onde nos reunirmos para adorar ao Senhor e interagir com nossos irmãos.
a. O Templo no Antigo Testamento. Quando Deus libertou os israelitas do Egito, eles peregrinaram pelo deserto, habitando em tendas, até chegarem à Terra Prometida. Nesse trajeto, o Senhor ordenou que fizessem um Tabernáculo, onde as pessoas se reuniriam para oferecer-lhe sacrifícios e ouvir a sua Lei. Após conquistarem a Terra, Deus usou o rei Salomão para construir, em Jerusalém, um grandioso Templo de adoração a Deus (2 Cr 3.1). O santuário sempre foi um lugar muito especial porque é a Casa de Deus, um lugar que leva o nome de Deus e Ele fala com o seu povo de um modo especial.
b. O templo na Nova Aliança. Hoje, participamos do chamado “tempo da graça”, e, quando nos referimos ao templo, estamos falando de nossa igreja local, o espaço físico onde nos reunimos para render adoração a Deus (Hb 10.25). O templo é um lugar santo, e, por isso, deve ser cuidado e respeitado como a Casa do Senhor. Sabemos que Deus, em sua onipresença, está em todo o lugar, mas o templo é um lugar especial de adoração, onde cultivamos nosso relacionamento com Deus.
c. Nós somos o templo do Espírito Santo. Importante relembrar, também, que a Bíblia ensina que nós somos considerados templos do Espírito Santo. Isso significa que Ele habita em nós. (1 Co 6.19). Assim como o templo físico precisa ser bem cuidado e organizado, devemos zelar também pelo nosso corpo. O crente precisa cuidar da sua saúde e da sua aparência a fim de que esteja pronto e disposto para servir na Obra de Deus.

Qual era o objetivo do Tabernáculo no Antigo Testamento? R: ERA O LOCAL ONDE AS PESSOAS SE REUNIRIAM PARA OFERECER SACRIFÍCIOS A DEUS E OUVIR A SUA LEI.

2. POR QUE DEVO IR À IGREJA?

Você já parou para pensar por que é tão importante frequentarmos a igreja? Infelizmente, muitas pessoas têm pregado que ir à igreja não é tão necessário assim e que podemos servir a Deus somente em nossas casas. No entanto, veremos a seguir, como a ida à igreja é fundamental para o nosso crescimento espiritual.
a. Um lugar de adoração. A Igreja é o lugar onde nos reunimos para render adoração a Deus. Sabemos que, em nosso dia a dia, Deus recebe nossa adoração independentemente de onde estivermos: na rua, em casa, no ônibus ou na escola. Entretanto, a igreja é um lugar especial, onde nós temos a oportunidade de render todo aquele tempo de adoração a Deus, sem qualquer distração. Ali, temos a nossa fé edificada e recebemos forças e consolo para lidarmos com todos os desafios do nosso dia a dia (1 Ts 5.11).
b. Um lugar de serviço. A igreja é também o local onde adoramos a Deus com nosso serviço. Na Casa de Deus, podemos servi-lo de diversas maneiras: zelando pela limpeza e organização do espaço; ensinando a Palavra; cantando louvores; ajudando nos departamentos; na administração do templo (secretaria ou tesouraria) (2 Co 9.12,13).
c. Um lugar de fortalecimento espiritual. Na igreja, o crente participa de atividades que fortalecem a sua fé. Nenhum outro lugar de nosso convívio possui tamanha riqueza espiritual disponível para edificar nossa comunhão com Cristo. A Igreja possui toda a estrutura e o conhecimento necessários para a edificação de nossa vida espiritual. É nela, também, que desenvolvemos nossos dons e talentos e aprendermos a servir nossos irmãos, como veremos a seguir (1 Co 16.13; Ef 6.10).

Por que a igreja é considerada um lugar de fortalecimento espiritual?
R: PORQUE ALI O CRENTE PARTICIPA DE ATIVIDADES QUE FORTALECEM A FÉ E O FAZ CONHECER MAIS DE DEUS.

3. O TEMPLO, UM LUGAR DE COMUNHÃO E APRENDIZADO

Já aprendemos anteriormente que a nossa comunhão é algo indispensável para a vida cristã. Vamos ver agora por que ir ao templo é tão importante para nossa comunhão como irmãos.
a. Um lugar de comunhão. Sabemos que, em nossa vida cotidiana, contar com a ajuda das pessoas à nossa volta torna tudo muito mais fácil e prazeroso. Viver em solidão não é bom e nem saudável. Precisamos do convívio com nossa família e amigos para termos auxílio em diversas atividades e desafios do nosso dia a dia. Na igreja, em contato com nossos irmãos, recebemos toda a ajuda espiritual que precisamos para seguir em nossa caminhada cristã. É através do nosso convívio com os irmãos que somos edificados na fé (1 Co 1.9).
b. Um lugar de aprendizado. Na igreja, por meio dos ensinamentos, das mensagens, palestras e trocas, compartilhamos conhecimentos indispensáveis para a nossa formação como cristãos (Rm 12.7). Você já imaginou como seria sua vida sem ir à escola? Como você aprenderia todos os conhecimentos necessários para a sua formação acadêmica? Assim acontece em relação à igreja. Quando aceitamos a Jesus é na igreja que aprendemos tudo o que precisamos para o nosso crescimento espiritual (1 Tm 4.13).
c. Um lugar de aconselhamento. Assim como a comunhão e o aprendizado, o aconselhamento é fundamental para a vida cristã. É muito bom quando temos pessoas com sabedoria e experiência de vida para nos aconselhar (1 Co 12.1,8). Na igreja, Deus reservou pessoas que são excelentes conselheiros que, certamente, terão uma palavra abençoada para nos ajudar a tomar as decisões certas (Cl 1.28).

CONCLUSÃO

Frequentar a Casa de Deus é muito importante para o nosso relacionamento com o Senhor e com os nossos irmãos. A comunhão permite nosso crescimento espiritual e uma vida abençoada em todas as áreas. Que, em nosso coração, haja sempre a alegria de estar na Casa do Senhor (S1122.1).

REFLETINDO
Liste as atividades que são realizadas na igreja, cujos nomes começam com a letra selecionada pelo(a) professor(a). Após todos anotarem, cada aluno deverá explicar como acontece a respectiva atividade. Ao final, converse com seus colegas sobre como seria nossa vida cristã se não tivéssemos uma igreja para frequentar. Aproveite e pergunte também como eles fizeram para adorar a Deus durante o período de pandemia: R: ATIVIDADE GUIADA SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR.

Sala do Professor
Nesta dinâmica, os alunos montarão uma pequena encenação. Alguns alunos representarão pessoas que questionam sobre a necessidade de frequentarmos a Igreja. Os demais precisarão preparar suas defesas sobre a importância de estarmos na Casa de Deus. Após a exposição das defesas, abra uma roda de conversa e permita que expressem suas opiniões sobre o assunto.

 

Comentarista: Ruth Tamires Pereira
# igreja-um-lugar-de-comunhao
licao-1-o-surgimento-da-igreja | Licao-2-igreja-uma-familia-espiritual | licao-3-quem-sao-os-membros-da-igreja | licao-4-o-culto-a-deus | licao-5-as-ordenancas-para-a-igreja | licao-6-o-pastor-e-o-seu-rebanho | licao-7-a-igreja-e-o-templo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *