Lição 8 — A disciplina na igreja
A lição de hoje encontra-se em — 1 Coríntios 14.26-40
A Bíblia diz — “Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, deem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos.’’ 1 Tessalonicenses 5.14
Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2025 – PRÉ-ADOLESCENTES – Professor CPAD
Data/lição — 25 de maio de 2025
Devocional
- Segunda > Hebreus 12.7
- Terça > 1 Coríntios 11.32
- Quarta > Provérbios 23.12
- Quinta > 1 Coríntios 3.16
- Sexta > Provérbios 1.7
- Sábado > 1 Coríntios 9.25
ESPAÇO PEDAGÓGICO
Querido(a) professor(a), que a paz de Cristo reine em seu coração. Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre a importância da disciplina na igreja. A sociedade é organizada por leis e regras que têm como finalidade manter a ordem e o respeito entre as pessoas. Se assim não fosse, viveríamos um verdadeiro caos. No contexto eclesiástico não é diferente, precisamos que haja ordem e disciplina na Casa de Deus para o bom convívio entre os irmãos.
Professor(a), aproveite o assunto da lição e demonstre aos seus alunos a importância da disciplina para uma vida bem-sucedida. Utilize exemplos de pessoas conhecidas para facilitar a aprendizagem. Você pode utilizar também os recursos como músicas e vídeos que tratem sobre o assunto para ajudá-los a fixar os conceitos aprendidos. Ajude-os a refletirem sobre as consequências de uma vida desregrada. Mostre que o zelo com a Casa de Deus é muito importante para a nossa comunhão com o Senhor. Lembre-se de que, no processo de ensino-aprendizagem, o professor não é mais o único detentor do conhecimento. Por essa razão, a sua atenção deve estar concentrada não apenas no conteúdo ensinado, mas também na forma como é ensinado. Aproveite o conhecimento dos seus alunos para enriquecer a aula. Bons estudos!
OBJETIVOS:
RELACIONAR a disciplina ao serviço sincero a Deus;
EXPLICITAR a importância da ordem nos cultos;
EXPOR o papel da organização da igreja como forma de adoração.
CONHECENDO + DE DEUS
Querido(a) pré-adolescente, a paz do Senhor! Nesta lição, estudaremos mais sobre a importância da disciplina para o bom funcionamento da igreja. Você sabe o que é ter disciplina? Vejamos como o conhecimento deste conceito se encaixa perfeitamente em nosso convívio na Casa de Deus.
1. A NECESSIDADE DE ORDEM NA IGREJA
Assim como qualquer outra instituição que conta com a participação de um grupo de pessoas, a igreja precisa de organização. Essa organização permite que todos consigam compreender o que é ensinado e participar das atividades de forma construtiva, contribuindo para o desenvolvimento uns dos outros.
a. Por que regras são importantes? Imaginem se convivêssemos na igreja sem qualquer tipo de regra ou ordem? Se todos chegassem em qualquer horário, falassem ao mesmo tempo e não respeitassem regras? Ninguém conseguiria compreender o que é dito e nem participar de forma saudável das atividades da igreja. Assim como em todas as áreas da vida, nossa convivência na igreja precisa ser regrada. Por isso, Deus capacitou as lideranças para exercerem a disciplina na igreja a fim de que tudo seja feito com ordem e decência (1 Co 7.17; 14.23).
b. A reverência nos cultos. A disciplina na igreja é muito importante também para os momentos dos cultos. O apóstolo Paulo orientou aos crentes da igreja de Corinto que trabalhassem com ordem e decência nos cultos (1 Co 14.39,40). As manifestações dos dons deveriam ser regradas e observadas para que todos pudessem participar. O Espírito Santo distribui diferentes responsabilidades para cada um, a fim de que todos realizem seu papel de forma organizada.
c. A disciplina de um atleta. O apóstolo Paulo compara também a nossa vida cristã à de um atleta. Quando refletimos sobre a rotina de um atleta, percebemos que ela é muito organizada (1 Co 9.24,25). O atleta precisa acordar cedo, treinar muitas horas, ter uma alimentação equilibrada para estar em condições de enfrentar seus desafios. Assim também acontece conosco enquanto cristãos. Sem disciplina e com uma vida desregrada não teremos condições de alcançar os objetivos.
O que o apóstolo Paulo ensinou aos crentes de Corinto a respeito do culto? R: O APÓSTOLO PAULO ENSINOU AOS CRENTES DA IGREJA DE CORINTO QUE TRABALHASSEM COM ORDEM E DECÊNCIA NOS CULTOS.
2. UM LUGAR DE DISCIPLINA
A igreja e também um lugar de disciplina. A convivência entre os irmãos precisa ser regrada para que a igreja preserve um ambiente de paz e harmonia. Além desses motivos, o próprio funcionamento da igreja como instituição requer organização.
a. O que é disciplina? A disciplina é a obediência ao conjunto de regras que são propostas por determina do grupo. Ela serve para organizar um lugar ou um grupo de pessoas. Imagine uma escola sem regras e sem disciplina. As regras, por mais que pareçam desnecessárias para alguns, são muito importantes para o bom funcionamento de um local, e isso serve também para a igreja (1 Co 14.33). A disciplina na igreja serve para que todas as nossas atividades como Corpo de Cristo sejam realizadas de forma a glorificar o nome do Senhor.
b. A disciplina na Igreja. O sucesso de qualquer área de nossas vidas acontece quando nos esforçamos para cumprir os nossos deveres, e, assim, desfrutarmos de nossos direitos. Uma vida disciplinada produz em nós frutos saudáveis e a garantia de um futuro seguro (Lc 14.28-30). Obedecer aos princípios nos conduz à um caminho de bênçãos. Desobedecê-los, pode nos trazer consequências devastadoras.
c. Disciplina para maus comportamentos. A disciplina também faz parte de nosso testemunho como cristãos. Quando um crente que é membro da Igreja quebra um dos princípios ou ensinamentos, trazendo mau testemunho para os descrentes, a Igreja deve chamar esse membro para conversar e exortá-lo ao arrependimento (Gl 6.1). Se, porventura, o membro decide deliberadamente permanecer no erro, só resta ao pastor aplicar uma disciplina mais severa a fim de repreendê-lo para de fato, se converta e reencontre o caminho da Salvação (1 Co 5.12).

3. TEMOR E REVERÊNCIA NO CULTO
O respeito que temos por determinado lugar se mostra na forma como nos comportamos nele. Cuidar da Casa de Deus e respeitá-la são responsabilidades nossas.
a. O zelo pela Casa do Pai. Já vimos que a igreja é a Casa de Deus e, por isso, é um lugar santo. O respeito pela Casa de Deus é demonstrado não apenas por meio de nossos louvores, mas também na forma como cuidamos do templo e como nos comportamos nele. Isso se refere tanto ao cuidado com os utensílios da igreja, bem como com a forma como nos comportamos nos cultos. Ter reverência na Casa do Senhor significa que aprendemos que a igreja é um lugar santo e, igualmente, precisamos manter uma vida santificada (Hb 12.28).
b. Nosso comportamento na Igreja. O momento em que estamos na igreja, seja para cultuar, participar de um evento ou atividade é um momento de adoração. Isso se reflete também na forma como tratamos os nossos irmãos. A igreja é o lugar onde os filhos de Deus se reúnem para adorá-lo em comunhão. Isso não significa que as pessoas sejam perfeitas, e sim que estão aprendendo a lidar uma com as outras (1 Tm 4.12). Tratar bem os irmãos é também uma forma de adoração e obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus (Tg 3.13).
c. Deus se agrada de quem ama a sua Casa. O salmista afirmou que preferia estar um dia na porta da Casa de Deus do que mil dias em outros lugares (SI 84.10). A alegria de estar na igreja deve ser abundante em nossos corações. Quem não ama estar na Casa de Deus é porque ainda não entendeu a importância de estarmos reunidos neste lugar. Onde há comunhão e sinceridade, há também o poder de Deus realizando grandes milagres (1 Jo 1.6).
CONCLUSÃO
As regras foram criadas para o nosso bem. Sem disciplina não alcançaremos nossos objetivos como Igreja. Honramos a Deus quando nos dedicamos em servi-lo de forma organizada, respeitando a Igreja como a sua Casa.
REFLETINDO
Participe da roda de conversa com os seus colegas de classe e responda as perguntas listadas pelo(a) professor(a). Em seguida, dê exemplos de atitudes corretas em nossa convivência na igreja: R: ATIVIDADE ORIENTADA (PERGUNTAS): POR QUE PRECISAMOS DE REGRAS? JÁ FOI PUNIDO POR DESOBEDECER A ALGUMA REGRA? JÁ DISCORDOU DE ALGUMA REGRA? O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE OBEDECER ÀS REGRAS? FORMULE OUTRAS PERGUNTAS SOBRE O TEMA.
Auxílio Teológico
“A correção do Senhor”
Vejamos vários fatos a respeito da disciplina que Deus aplica aos crentes, e as dificuldades e aflições que Ele permite que soframos. (1) São um sinal de que somos filhos de Deus (w. 7,8); (2) São uma garantia do amor e cuidado de Deus por nós (v. 6); (3) A disciplina do Senhor tem dois propósitos: a. que não sejamos, por fim, condenados com o mundo (1 Co 11.31,32); e b. que compartilhemos da santidade de Deus e continuemos a viver uma vida santificada, sem a qual nunca veremos o Senhor (vv. 10,11,14); (4) Há dois possíveis resultados da disciplina do Senhor: a. Podemos suportar as adversidades, às quais Deus nos leva, submeter-nos à sua vontade e continuarmos fiéis a Ele (w. 5,6). Fazendo assim, continuaremos a viver como filhos espirituais de Deus (7-9), a compartilhar da sua santidade (v. 10); e produzirmos então o fruto da justiça (v. 11). b. Podemos desprezar a disciplina de nosso Pai (v. 5), rebelar-nos contra Ele por causa dos sofrimentos e da adversidade, e daí cairmos em apostasia (3.12-14; 12.25). (5) Andando na vontade de Deus, podemos sofrer adversidades: a. como resultado da nossa guerra espiritual contra Satanás (Ef 6.11-18); b. como teste para fortalecer a nossa fé (1 Pe 1.6,7) e as nossas obras (Mt 7.24-47; 1 Co 3.13-15); ou c. como parte da nossa preparação para consolarmos o próximo (2 Co 1.3-5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1919).
Sala do Professor
Prepare e leve para a sala de aula bexigas de aniversário ou pedaços de papel picado. Solte, ao mesmo tempo, vários balões ou os papéis e diga que o objetivo é trazer todos o mais rápido possível ao alvo. Não dê regras, apenas o objetivo. Permita que eles realizem a atividade e, após, peça que refaçam com regras es pacíficas, exemplo: só posso pegar um balão por vez, posso cumprir a atividade em equipe ou em dupla, etc. Mostre aos alunos que as regras tornam o cumprimento das atividades mais fácil e o alcance mais rápido dos objetivos.
Comentarista: Ruth Tamires Pereira
# igreja-um-lugar-de-comunhao
licao-1-o-surgimento-da-igreja | Licao-2-igreja-uma-familia-espiritual | licao-3-quem-sao-os-membros-da-igreja | licao-4-o-culto-a-deus | licao-5-as-ordenancas-para-a-igreja | licao-6-o-pastor-e-o-seu-rebanho | licao-7-a-igreja-e-o-templo | licao-8-a-disciplina-na-igreja