Lições Bíblicas CPAD – Pré-Adolescentes –1º Trimestre de 2025
Data/lição — 16 de março de 2025
Lição 11 — O julgamento final
A lição de hoje encontra-se em — Apocalipse 20.11-15
A Bíblia diz — “Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.” Eclesiastes 12.14
Devocional
- Segunda >> João 5.27
- Terça >> Apocalipse 20.11
- Quarta >> João 5.28
- Quinta >> Mateus 12.36
- Sexta >> 1 Coríntios 5.10
- Sábado >> Apocalipse 20.15
ESPAÇO PEDAGÓGICO
Caro(a) professor(a), nesta semana, estudaremos sobre o Juízo Final, o último julgamento. Este também será presidido por Jesus. Nesse juízo, os réus serão todas as pessoas que não se arrependeram de seus pecados e não reconheceram a Cristo como Senhor e Salvador. Logo, não haverá mais a oportunidade para os ímpios de todas as épocas se arrependerem de suas maldades. Antes, será o Dia em que receberão a sentença final por conta da vida de pecados que levaram durante o tempo em que viveram nesta terra.
Nesse tempo, os salvos já reinaram com Cristo durante o Milênio e, portanto, não participarão deste evento porque já estarão desfrutando da recompensa: a vida eterna. Quanto aos ímpios, finalmente, terão como destino a morte eterna e sofrerão eternamente. Ensine aos seus alunos o que irá acontecer no Julgamento Final, mas destaque sempre a importância de viver em obediência a Deus para encontrar-se com Jesus no Arrebatamento. Por fim, enfatize que devemos cuidar da nossa vida espiritual e zelar pela nossa salvação neste tempo presente para que sejamos achados dignos de estar com Cristo quando todas esses eventos se cumprirem. Que Deus abençoe a sua aula!
OBJETIVOS:
ENTENDER como funcionará o Julgamento Final;
COMPREENDER que somente Jesus tem autoridade dada por Deus para julgar os vivos e os mortos;
EXPLICAR que, no Juízo Final, os mortos ressuscitarão para a morte eterna.
CONHECENDO + DE DEUS
A paz do Senhor, amigo(a) pré-adolescente. A Palavra de Deus afirma que, após o Milênio e a rebelião final de Satanás, Deus trará o Juízo Final sobre a humanidade. Na lição de hoje, veremos quem se assentará sobre o trono para julgar, quais pessoas serão julgadas e como serão julgadas.
1. O JULGAMENTO DO TRONO BRANCO
Deus separou um dia para trazer a juízo toda a maldade praticada pela humanidade. Esse Dia chegará quando Deus reunirá os pecadores para anunciar a sentença, porquanto, rejeitaram a salvação por meio da fé em Jesus Cristo.
a. O juízo sobre Satanás. Vemos na Bíblia que Satanás enganará muitas nações e organizará uma revolta final contra Jerusalém. No entanto, Deus fará cair fogo do céu que destruirá a todos. Satanás, inclusive, será lançado no Lago de Fogo, onde já estarão, desde o fim da Grande Tribulação, o Anticristo e o Falso Profeta (Ap 20.9,10).
b. O Grande Trono Branco. Pela palavra “grande” podemos inferir que será um julgamento extenso, pois participarão desse momento todos os pecadores que não se arrependeram e não creram em Deus nem em seu Filho Jesus. A palavra “trono” denota poder e glória. É chegado o grande Dia do Juízo de Deus sobre as nações que foram rebeldes e desobedientes ao Criador. O termo “branco” remete à justiça e santidade.
c. A imensidão da glória de Jesus. Assim como a lua é ofuscada pelo sol, a terra e o céu desaparecerão diante da excelsa glória do Filho de Deus. Se céu e terra fugiram da sua santa presença, quem poderá resisti-la?
Marque C para Certo e E para Errado:
(C) No Juízo Final, Deus reunirá os pecadores para anunciar a sentença final.
(E) Satanás enganará muitas nações e organizará um apoio a Jerusalém.
(E) Participarão do julgamento do Trono Branco todos os pecadores arrependidos.
(C) A palavra “trono” denota poder e glória.
2. A AUTORIDADE DE JESUS PARA JULGAR
Isaías profetizou que o Messias “com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres” (Is 11.4). Logo, o Senhor Jesus tem toda a autoridade para julgar.
a. O Justo Juiz. A profecia de Isaías dizia a respeito de Jesus, o Messias, o Filho de Deus. A Ele, o próprio Deus e Pai escolheu e deu autoridade para julgar (Jo 5.22, At 17.31). O apóstolo Paulo o chama de Justo Juiz (2 Tm 4.8), e o salmista declara: Ele é o Rei da Glória! (SI 24.10). No dia do Julgamento do Grande Trono Branco, o Senhor Jesus se assentará neste Trono para declarar a sentença final sobre os ímpios.
b. Os julgamentos do fim dos tem pós. Durante os eventos escatológicos, haverá uma sucessão de julgamentos. São eles: 1. O Tribunal de Cristo: os salvos receberão a recompensa quanto às suas obras; 2. O Julgamento de Israel: no final da Grande Tribulação, Israel será julgado e os fiéis serão salvos; 3. O Julgamento do Maligno: Satanás será, finalmente, condenado após o Milênio; 4. O Trono Branco: depois da derrota definitiva de Satanás, todos os pecadores de todos os tempos serão condenados definitivamente.
Quem será o juiz que se assentará no Trono Branco e qual sentença declarará?
R: O SENHOR JESUS SE ASSENTARÁ NESTE TRONO PARA DECLARAR A CONDENAÇÃO FINAL SOBRE OS ÍMPIOS.
3. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS E A SENTENÇA FINAL
No Julgamento Final, o Senhor Jesus declarará a sentença a todos que, em vida, rejeitaram o Filho de Deus e, consequentemente, irão para o inferno.
a. Quem será julgado? Como já estudamos, por ocasião do Arrebatamento, acontecerá a primeira ressurreição, na qual todos os que morreram salvos ressuscitarão e, juntamente com os salvos vivos, serão arrebatados (1 Ts 4.16,17). No julgamento do Trono Branco acontecerá a segunda ressurreição, em que os pecadores que morreram sem arrependimento ressuscitarão para receber a sentença final. Esta é a segunda morte (Ap 20.11-15).
b. Está tudo registrado. Quando todos os que vierem da segunda ressurreição estiverem diante do Juiz de toda a terra, Ele julgará a todos justamente (Ap 20.11,12). Os seus atos e até pensamentos estarão registrados nos livros que ali serão abertos. A Bíblia afirma que todos os que morreram sem salvação receberão a sentença porque rejeitaram a salvação (Ap 20.12).
c. O lago de fogo. No Juízo Final, todos os ímpios que morreram sem salvação, serão lançados no lago de fogo (Mc 9.46). Será o castigo eterno para aqueles que viveram no pecado (Ap 20.15).
CONCLUSÃO
Por fim, caro(a) pré-adolescente, não deixe que a influência do mundo distraia você e tire a sua esperança da vida eterna. Jesus está voltando!
REFLETINDO
O julgamento do Grande Trono Branco será o momento da sentença final sobre todos os pecadores. Nesta atividade que deverá ser elaborada em grupo, enumere os julgamentos que decorrerão ao longo dos eventos escatológicos, escolha um deles e exponha em uma folha ou cartolina entregue pelo(a) professor(a). Ao final, explique para a classe como acontecerá os respectivos julgamentos.
R: ATIVIDADE GUIADA. CONSIDERE AS INFORMAÇÕES MENCIONADAS NO SUBTÓPICO “B. OS JULGAMENTOS DO FIM DOS TEMPOS”.
Sala do Professor
Convide seus alunos a pensarem sobre a própria vida. Faça perguntas sobre seus hábitos, manias, como tratam os pais, como se relacionam com Deus. Conduza-os a uma breve, porém significativa reflexão. Leia com eles Apocalipse 21.8 e conclua convidando a classe para uma oração conjunta. Antes de orar, mencione sobre a importância do arrependimento e da entrega completa a Deus.
Comentarista: Tatiane Alves
AUXILIO TEOLÓGICO
“Com o fim do reino milenial de Cristo, os mortos não salvos comparecerão perante o trono de Deus para serem julgados (Ap 20.12). Este julgamento não dá a entender que as pessoas poderão ir para o céu ou para o inferno por causa de suas obras. Todos os que são julgados perante o Grande Trono Branco estão destinados ao inferno, pois rejeitaram a Deus. O julgamento do Grande Trono Branco determinará o grau de punição a ser enfrentado pelas pessoas que rejeitaram a Deus, com base na natureza de suas obras más. Quando o livro das obras dos homens for aberto, será determinada a severidade do castigo a que cada um foi sentenciado. Todos os sentenciados serão enviados ao lago de fogo (Ap 20.14), onde sofrerão conforme o castigo que lhes foi determinado” (LAHAYE, Tim (Ed). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD. 2008, p. 318)