A Palavra dos Profetas sobre as Últimas Coisas

Lição 1: A Palavra dos Profetas sobre as Últimas Coisas

Pré-Adolescentes

Lições Bíblicas CPAD – Pré-Adolescentes – 1º Trimestre de 2025
Data/lição: 5 de janeiro de 2025
Lição 1: A Palavra dos Profetas sobre as Últimas Coisas
A lição de hoje encontra-se em: 1 Pedro 1.9-12
A Bíblia diz: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.” Mateus 24.35

Devocional

  • Segunda: Isaías 7.14
  • Terça: Miqueias 5.2
  • Quarta:  Salmos 16.10
  • Quinta:  João 1.27
  • Sexta:  Salmos 89.4
  • Sábado: Miqueias 5.4

OBJETIVOS:
COMPREENDER que as profecias bíblicas se cumprem.
ANALISAR as profecias que ainda não se cumpriram.
CONHECER a profecia de Daniel que conecta o passado ao futuro.

CONHECENDO + DE DEUS

Olá, querido(a) pré-adolescente! Neste primeiro trimestre de 2023, estudaremos sobre os sinais e os eventos dos últimos tempos. A Bíblia descreve o futuro da Igreja neste mundo, assim como o juízo de Deus que virá sobre a humanidade. Talvez você já tenha se perguntado: “Como podemos acreditar na Bíblia”? Bem, primeiro, crendo que ela é a inerrante e infalível Palavra de Deus. E, também, observando o cumprimento das profecias que estão registradas nela.

1. PROFECIAS QUE JÁ SE CUMPRIRAM

As Sagradas Escrituras registram muitas profecias que já se cumpriram do jeitinho como foram preditas. Assim, podemos crer que as demais vão se cumprir. Afinal, tudo passa, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.
a. As profecias do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, encontram os alguns profetas que anunciaram a respeito da salvação que um dia estaria disponível a todos os que cressem. A salvação da qual falavam se manifestaria por meio do Messias, o Filho de Deus (Mq 5.2; Is 7.14). Esses detalhes revelados são chamados de “profecias messiânicas” porque predizem acontecimentos da vida, morte e ressurreição do Messias.
b. Profecias messiânicas. Algumas profecias anunciaram de maneira clara a vinda do Messias:
Sobre o seu nascimento: Em Isaías 7.14, vemos que o profeta disse que Jesus nasceria de uma moça virgem.
A cidade: O profeta Miqueias deixou registrado, no capítulo 2, que Jesus nasceria na pequena cidade de Belém.
O transporte: Em Zacarias 9.9 está escrito que Jesus entraria em Jerusalém montado em um jumentinho.
Sua morte: Daniel (Dn 9.26) profetiza que o Messias morreria injustamente.
c. O cumprimento das profecias messiânicas. Ao analisar o cumprimento dessas profecias, confirmamos o quanto a Palavra de Deus é infalível.
O nascimento de Jesus: Em Lucas 1.31 está registrado que o anjo disse a uma virgem chamada Maria que ela teria um filho que se chamaria Jesus.
O local de nascimento: Mateus 2.1 confirma que Jesus nasceu em Belém da Judeia.
O transporte: João 12.14,15 confirma que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho.
Sua morte: Em Lucas 23.4, Pilatos declara não achar culpa em Jesus.

2. PROFECIAS QUE AINDA VÃO SE CUMPRIR

O Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos a respeito dos sinais que Ele chamou de “primeiras dores de parto” (cf. Mt 24.4-8). Esses sinais apontam que o tempo desses eventos finais se cumprirem está próximo, mas ainda não é o fim (v. 6).
a. A promessa de um novo céu e nova terra. Podemos ver em Isaías, no capítulo 66, que o Senhor criará um novo céu e uma nova terra que vão existir para sempre. Todas as pessoas adorarão ao Senhor com integridade de coração e viverão felizes porque não haverá dor nem tristeza. Mas, antes disso, todos os povos serão reunidos na presença dEle e verão o brilho da sua glória (Is 66.18).
b. O Senhor julgará todos os povos. Deus determinou um dia para julgar aqueles que são desobedientes e agem de forma contrária à sua vontade. Em Daniel 2, o profeta interpreta o sonho que o rei da Babilônia, Nabucodonosor teve. O rei viu uma grande estátua formada em partes de ouro, prata, bronze, ferro e barro e que foi destruída por uma pedra. Daniel revelou que as partes da estátua simbolizavam reinos terrestres que seriam destruídos e substituídos por um reino eterno, o Reino de Jesus Cristo.
c. Os sinais dos tempos. Em Mateus 24, Jesus conta aos discípulos que nesse tempo haveria notícias de guerras, falta de alimentos, terremotos e doenças epidêmicas (v. 7). E tudo isso já está acontecendo. Portanto, esses sinais, na verdade, nos mostram que em breve as próximas profecias vão se cumprir.

3. A PROFECIA-CHAVE

Você sabia que Israel é a nação santa de Deus? Ele a formou a partir de um homem chamado Abraão e a fez crescer grandemente (Gn 12). O Senhor firmou uma aliança com os hebreus, porém, eles quebraram esse acordo e afastaram-se do seu Deus. Como castigo, o povo foi levado preso para outro país. Muitas profecias para o fim dos tempos estão relacionadas à nação de Israel.
a. A profecia de Daniel. No capí­tulo 9 do livro de Daniel, o profeta faz referência a um período de 70 semanas, isto é, cada semana representa um período de 7 anos, totalizando 490 anos relativos a Israel. A maior parte já se cumpriu, pois de 490 anos, 483 marcam o período que vai desde a época em que saiu a ordem para reconstruir a cidade de Jerusalém até a morte de Jesus Cristo sobre a Cruz. Para completar os 490 anos, faltam sete, ou seja, uma semana. Esses anos se referem ao período da Grande Tribulação após o Arrebatamento da Igreja (cf. Dn 9.24-26).
b. O período da Igreja. A profecia afirma que, após o cumprimento das 62 semanas, a vinda do Messias resultaria na instauração de um governo de justiça eterna. O Senhor Jesus veio pela primeira vez e foi crucificado, conforme anunciou o profeta Daniel. O tempo que marca o fim das sessenta e duas semanas e o início da última semana é considerado pelos estudiosos como o período da Igreja (v. 25).
c. A última semana. O profeta Daniel explica que no início da última semana o príncipe que há de vir firmará uma alian­ça com Israel. No meio dessa semana de sete anos, ou seja, após três anos e meio, a aliança será quebrada com os israelitas (v. 27). Esses eventos e sinais que precedem o surgimento do Anticristo trazem aos crentes a certeza de que a Palavra de Deus é fiel e suas profecias têm se cumprido integralmente a cada dia.

CONCLUSÃO

Não há razão para duvidar das profecias bíblicas. A Bíblia é a Palavra de Deus e o próprio Deus cuida para que as suas palavras se cumpram (Jr 1.12). Estamos vivendo os últimos momentos da Igreja na terra e, por isso, devemos vigiar para reinarmos com Jesus.

REFLETINDO

Escolha uma profecia que já se cumpriu e outra que ainda vai se cumprir. Escreva as duas profecias em uma folha entregue pelo(a) professor(a) e estabeleça uma conexão entre elas. Ao final, compartilhe com a classe o resultado dessa comparação:
R: EXEMPLO: profecia: Isaías 53.4-10: o Messias seria ferido pelas transgressões e iniquidades do seu povo. O castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele; cumprimento: evangelho de Mateus 27.27-38: jesus foi preso, surrado e crucificado no meio de malfeitores. O arrebatamento da igreja: ao soar a trombeta. Os mortos ressuscitarão e os crentes vivos serão juntamente transformados e arrebatados (1Ts 4.16,17).

Comentarista: Tatiane Alves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *