Lições Bíblicas CPAD – Juvenis – 1º Trimestre de 2025
Data/lição — 09 de março de 2025
Lição 10 — Israel x Judá – a divisão do reino
Texto base — “[…] Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Ml 12.25)
LEITURA DA SEMANAL
- SEG – Rm 15.5-6 >> O mesmo sentimento
- TER – 1 Co 12.12 >> Unidade no corpo
- QUA – Ef 4 3 >> Zele pela unidade
- QUI – Am 3.3 >> Uma pergunta para refletir
- SEX – 1 Co 1.10 >> Não haja divisão
- SÁB – Jo 17.21-23 >> Temos que ser um
LEITURA BÍBLICA EM CASSE:
1 Reis 12.6-10,16-20
6 E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos
8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
16 Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas.
17 No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.
18 Então, o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou com pedras e morreu: mas o rei Roboão se animou a subir ao seu carro para fugir para Jerusalém.
19 Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje
20 E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jetoboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá.
CONECTADO COM DEUS
Qualquer tipo de divisão que ocorra dentro da igreja, faz com que todo o Corpo de Cristo sofra. O próprio Jesus nos disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós (…). Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.3435).
A nossa união é a marca de Cristo em nós, pois foi Ele quem nos uniu. Portanto, o que nos une sempre será muito maior do que o que nos separa. Cristo é, ou ao menos deveria ser, suficiente para unir todos os crentes. Se você está envolvido em alguma discórdia, ore ao Senhor com humildade, pedindo sabedoria e amor do alto para solucionar tal situação e sarar tal mácula no Corpo de Cristo.
OBJETIVOS:
Discutir o contexto da divisão do Reino unido de Israel;
Apresentar os Reinos do Norte e do Sul;
Refletir sobre os motivos e as consequências da divisão.
ANTES DA AULA
Professor(a), seja acessível aos seus alunos. Um educador frio e distante pode criar barreiras, o que é um erro para quem deseja ajudar pessoas a crescerem na graça e no conhecimento, diante de Deus e dos homens. Sempre que necessário, esteja disponível.
Além disso, dê oportunidade aos alunos. É um erro, por vários motivos, tornar a aula um monólogo. Ofereça sempre espaço à participação, pois seus alunos, com certeza, têm algo a acrescentar de forma a enriquecer a aula. O seu incentivo ajudará aos tímidos a adquirirem confiança, o que os ajudará para além das fronteiras da ED. Lembre-se sempre que o aluno de hoje poderá ser o professor de amanhã, dentre tantas outras vocações, dentro e fora da igreja. Por esta razão, você além de professor é um discipulador.
1. A DIVISÃO DO REINO
1.1. O contexto da divisão
Apesar de Salomão ter sido sábio, isso não o impediu de errar e sofrer oposição do povo. Ainda em seu governo. Jeroboão — filho de um dos seus homens de confiança — provocou uma revolta por causa dos elevados impostos. Nessa primeira revolta. Jeroboão não foi bem-sucedido e acabou tendo que fugir para o Egito, onde ficou sob a proteção do Faraó (1 Rs 11.26-40).
1.2. Roboão e Jeroboão
Após a morte de Salomão, as dez tribos do norte não aceitaram que Roboão, filho e herdeiro direto, assumisse o trono. Isso porque previam que ele faria o mesmo que seu pai — o que de fato aconteceu. Mesmo com o pedido dos anciãos para aliviar a cobrança dos pesados impostos sobre os cidadãos. Roboão preferiu seguir o conselho de seus amigos, jovens e inexperientes como ele, e cobrar impostos ainda mais pesados. Assim, houve um terrível descontentamento com o novo rei, a ponto de muitos romperem com ele (1 Rs 12.6-20).
Então, Jeroboão, que havia regressado do Egito nessa época, foi feito rei por essas tribos dissidentes e Roboão não teve escolha, a não ser governar apenas sobre as tribos de Judá e Benjamim.
Assim, a nova configuração do reino passa a ser as dez tribos, Israel, o Reino do Norte. Já a outra parte se tornou o Reino do Sul, Judá, composto pelas tribos restantes que aceitaram ser governadas pelo filho de Salomão, Roboão.
1.3. O resultado da divisão
Israel, que era uma nação sólida, grande e forte, após a divisão se transformou em duas nações menores, fracas e rivais entre si. O resultado foi trágico para ambas, pois viviam em conflito, o que as tornou presas fáceis para as grandes potências que surgiriam em seguida.
<<INTERAÇÃO>>
Use o exemplo da divisão de Israel para fazer uma aplicação à Igreja, tanto local, como individual, pois somos o Reino de Deus. E Jesus nos ensinou que: “Todo reino dividido contra si mesmo é devastado” (Mt 12.25).
Como vemos na lição, isto de fato aconteceu com Israel’ quando se dividiu, não subsistiu. E quanto a nós com os nossos irmãos, e em nossa igreja local?
Frise a importância de não haver contendas, mágoas a nos dividir, pois somos a família de Deus. Quem é Corpo de Cristo precisa de fato estar em unidade (Cf. Ef 4.4). O povo de Deus é mais forte unido, em obediência ao Senhor. “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Sl 1331).
2. O REINO DO NORTE
2.1. A política
As dez tribos do norte tinham como vantagem o fato de serem mais numerosas e de possuírem a parte mais fértil do Reino, inclusive as mais importantes fontes de água de todo país. Porém, a desvantagem de ambos agora era a inimizade gerada e assim ficariam por um bom tempo.
Jeroboão escolheu a cidade de Siquém para capital (1 Reis 12.25). Após cerca de cinco anos, sob o comando do rei Onri, a cidade de Samaria foi construída e se tornou a capital definitiva do Reino do Norte, Israel.
2.2. A religião
Jeroboão temia que o povo do norte, Israel, se ajuntasse ao povo do sul, de Judá, unificando novamente o reino e se levantasse contra o seu governo, afinal ele não era descendente de Davi. Por isso, impedia que o povo fosse até Jerusalém, ao Templo, para realizar sacrifícios e ofertas. Em vez disso, mandou construir dois santuários no Norte, um na cidade de Dâ, outro em Betel, os quais eram completamente idólatras, com bezerros de ouro (1 Rs 12.25-31). Jeroboão também escolheu novas datas para os feriados religiosos e constituiu sacerdotes particulares que não eram da Tribo de Levi. Desta forma, o rei idólatra corrompeu toda a nação (w. 32,33).
2.3. O fim
Israel sempre se caracterizou por certa instabilidade política em seu território. Em 209 anos, houve 19 reis de diferentes dinastias, todos idólatras; ocorreram vários golpes de Estado, assassinatos e traições. A situação ficou péssima quando Israel se aliou à Siria para destruir Judá. E Judá, por sua vez, tornou-se vassalo da Assíria para resistir aos ataques do Norte. O resultado foi que, em 722 a.C., a Assíria varreu Israel do mapa fazendo desaparecer a maior parte das 12 tribos.
3. O REINO DO SUL
3.1. A político
O reino do Sul também possuía as suas vantagens. Judá ficou com a cidade-capital Jerusalém e também com o grandioso Templo, projetado por Davi e edificado por Salomão. Além disso, Judá ficou também com a tribo dos sacerdotes e levitas e, portanto, manteve-se nas prescrições dadas por Deus, por meio de Moisés. Outro ponto importante foi que Judá teve apenas uma dinastia, a de Davi. Houve apenas um período em que não se sentou no trono de Davi um descendente seu, quando Atalia subiu ao trono. Todavia, Joiada destronou Atalia e fez de Joás rei em Judá (2 Rs 11).
3.2. A religião
Judá prosseguiu tendo muitos reis, alguns bons, tementes a Deus e outros nem tanto. Mesmo com Roboão, o povo aderiu à idolatria (1 Rs 14 22.23).
Os reis que não temiam a Deus possuíam falsos profetas para profetizarem aquilo que queriam. E assim, desviaram também os sacerdotes, os levitas e todo o povo, até que Deus levantou a Babilônia para punir Judá.
3.3. O cativeiro
Após a destruição do Reino do Norte pelos assírios, a Babilônia ascendeu como grande potência. Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou e invadiu Jerusalém. capital de Judá, destruiu a cidade, o Templo, levou os utensílios sagrados e o povo da cidade em cativeiro para a Babilônia, em 586 a.C. deixando em Jerusalém apenas os mais pobres em uma situação de miséria e destruição.
SUBSÍDIO
PARA CONCLUIR
Percebemos que o povo de Deus não se entendeu, dividiu-se e não resistiu aos ataques das nações vizinhas. Jesus rogou ao Pai, clamando pela unidade de seu povo “para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti: que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17.21). ressaltando a extrema importância da unidade cristã.
HORA DA REVISÃO
1. Qual foi o resultado da divisão do reino de Israel?
R.: O resultado desta divisão foi trágico para ambas as partes, pois viviam em conflito, o que as tornou presas fáceis para as grandes potências que surgiriam em seguida.
2. Os anciãos de Israel solicitam impostos mais leves. Qual a atitude de Roboão a este pedido?
R.: Roboão preferiu seguir o conselho de seus amigos, jovens e inexperientes como ele – ameaçando cobrar impostos ainda mais pesados que os de seu pai.
3. Qual a atitude de Jeroboão por temer a ida do povo do Norte para Jerusalém?
R.: Jeroboão mandou construir dois santuários no Norte: um na cidade de Dã e outro na cidade de Betel, completamente idólatras, contrários aos ensinamentos de Moisés, e, semelhantes aos rebeldes do deserto.
4. Judá foi levado cativo para qual nação?
R.: Babilônia.
5. Qual o ensinamento de Jesus sobre um reino dividido em Mateus 12.25?
R.: “Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mt 12.25).
Comentarista: Thiago Panzariello
SUBSIDIO
Escolha bem qual conselho ouvir “Primeiramente. Roboão consultou àqueles que haviam servido sob o se u pai Salomão, provavelmente os que haviam sido relaciona dos com o oficiais em 1R s 4 1. O conselho que recebeu foi para aliviar a carga dos impostos, pois aparentem ente reconheciam que a queixa do povo era justificada.
[…] Em bora essa queixa tivesse fundamento, ela também pode ter se originado do ciúme e da inveja, pois a maior parte do dinheiro era gasta na cidade de Jerusalém e nas de Judá, ao Sul.
Os jovens da própria geração de Roboão insistiam em medidas mais rigorosas, e sua linguagem figurada indicava uma atitude tirânica; eles o aconselharam a exagerar (10); a colocar um certo abuso em sua autoridade; a exceder o rigor de seu pai na medida em que seu dedo mínimo’ fosse mais grosso que os ‘lombos’ (coxas) de seu pai.
Escorpiões (11) é um a referência às bordas em farpas na extremidade de um açoite.
Embora Roboão tenha procurado o conselho de outros, ele se baseou em sua própria decisão, isto é. aumentou a carga de impostos, ao invés de caminhar na trilha de um servo, exatamente o que um rei de Israel deveria ser.
Escolher entre ser um egoísta ou um servo é um a decisão que muitos, além de Roboão, já tiveram q u e tomar.” (Comentário Bíblico Beacon: Josué a Ester. RJ: CPAD. 2005, p.315)