O Espírito Santo e a Igreja

Lição 9 — O Espírito Santo e a igreja

Pré-Adolescentes

Lição 9 — O Espírito Santo e a igreja
A lição de hoje encontra-se em — 1 Coríntios 12.1.11
A Bíblia diz — “O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo […]. Efésios 1.14

Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2025 – PRÉ-ADOLESCENTES – Professor CPAD
Data/lição — 01 de junho de 2025

Devocional

  • Segunda > João 14.16
  • Terça > Efésios 4.30
  • Quarta > Atos 2.4
  • Quinta > Romanos 4.17
  • Sexta > Lucas 4.18
  • Sábado > Romanos 15.13

ESPAÇO PEDAGÓGICO
A paz do Senhor, caro(a) professor(a). Na lição desta semana, seus alunos aprenderão acerca da atuação do Espírito Santo na igreja. Esse aprendizado é essencial para os nossos pré-adolescentes, pois no presente século muitos disseminam a visão de que a atuação do Espírito Santo ficou no passado. Defendemos, porém, que a atuação do Espírito Santo na igreja é atual. A presença do Espírito Santo, bem como seus dons e talentos são indispensáveis para a nossa caminhada cristã.
Lembre-se de que o Espírito Santo tem um papel fundamental na condução de nossos ensinamentos. É Ele quem nos capacita com o entendimento das Escrituras Sagradas e nos conduz à aplicação das lições. Isso não nos exime de fazer a nossa parte, isto é, buscar o conhecimento bíblico, teológico pedagógico para o preparo da aula. Contudo, devemos lembrar sempre o que nosso Senhor Jesus disse: “quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês” (Jo 16.13). Por isso, convide o Espírito Santo para ajudá-lo(a) em sua aula e a conduzir as suas palavras. Bons estudos.

OBJETIVOS:
IDENTIFICAR quem é o Espírito Santo;
APRESENTAR as formas de ação do Espírito Santo na Igreja;
DEMONSTRAR que dependemos do Espírito Santo.

CONHECENDO + DE DEUS
Prezado(a) pré-adolescentes, a paz do Senhor! Nesta lição, veremos que o Espírito Santo é uma pessoa que se relaciona conosco. Sua manifestação não ficou restrita ao passado, Ele continua a atuar e a se comunicar com a sua igreja.

1. DEUS FALA COM A IGREJA

A manifestação do Espírito ocorre por meio de pessoas que Ele escolhe e capacita com dons. Logo, é preciso que a sua igreja esteja sensível para ouvir a sua voz.
a. Quem é o Espírito Santo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele possui a mesma essência e o mesmo poder de Deus Pai e de Deus Filho. O Espírito Santo não é apenas uma força ou um atributo divino, Ele é o próprio Deus. Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus. “A obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho” (CPAD, 2016, p. 44).
b. Ele é uma pessoa. O apóstolo Paulo admoestou a não entristecermos o Espírito Santo (Ef 4.30). O Espírito Santo também ensina (Mt 10.19,20); e convence o ser humano (Jo 16.7,8). Ele possui caráter e personalidade, sentimentos e vontade, afinal, é uma pessoa.
c. Sua atuação na Igreja. A ação do Espírito Santo é essencial em nossas vidas e em nossos cultos: Ele nos ensina a orar, a adorar, manifesta seu poder por meio dos dons espirituais e ministeriais (Rm 8.14). Ele inspira a Palavra, os ensinamentos e os testemunhos. O Espírito também fala por meio das profecias e dos louvores (1 Co 14.6).

Quem é o Espírito Santo? R: O ESPÍRITO SANTO É A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE. ELE POSSUI A MESMA ESSÊNCIA E O MESMO PODER DE DEUS PAI E DE DEUS FILHO.

2. OS DONS ESPIRITUAIS

Os dons espirituais são capacitações sobrenaturais dadas pelo Espírito Santo para o serviço de sua obra. É também uma forma de edificar e capacitar a Igreja espiritualmente.
a. O que são os dons espirituais? São manifestações sobrenaturais do Espírito Santo para mostrar ao mundo o poder de Deus (Rm 12.6-8). Nós podemos ver a manifestação dos dons quando Deus usa uma pessoa para falar com a Igreja ou quando um doente é curado após uma oração. Alguns outros exemplos de dons são a operação de maravilhas, a variedade de línguas, a palavra da sabedoria, entre outros.
b. A diversidade de dons e ministérios. A Bíblia nos mostra que há diversidade de dons e ministérios, porém o Espírito é o mesmo (1 Co 12.4-6). Deus não tem apenas uma forma restrita de agir, Ele se manifesta em diferentes épocas por diversos meios para alcançar o maior número de pessoas. Os dons estão distribuídos em três classes: diversidade de dons, diversidade de ministérios e diversidade de operações. Entretanto, o Espírito distribui os dons para o que for útil.
c. A finalidade e distribuição dos dons. Os dons espirituais não podem ser aprendidos ou desenvolvidos por nós, pois são manifestações sobrenaturais com finalidades especiais. Primeiramente, os dons glorificam o Espírito Santo (1 Co 12.9). Em segundo lugar, os dons edificam a igreja, isto é, Deus utiliza os dons espirituais para o fortalecimento da fé (1 Co 14.12).

O que são os dons espirituais? R: SÃO MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS DO ESPÍRITO SANTO PARA MOSTRAR AO MUNDO O PODER DE DEUS.

3. O ESPÍRITO SANTO ATUA NOS CRENTES

Você sabia que, como cristão, o Espírito Santo habita em você? Somos habitação do Espírito Santo quando recebemos Jesus como nosso Salvador. Além de templo, somos também instrumentos do Senhor na sua Obra.
a. Somos Templo do Espírito Santo. A Bíblia afirma que somos templo do Espírito Santo (1 Co 6.19). Isso significa que, quando aceitamos a Jesus como Salvador, o Espírito Santo passa a habitar em nós. É Ele quem dirige os nossos passos, molda o nosso caráter e produz em nós as virtudes do seu Fruto (Gl 5.22). O Espírito também nos purifica e santifica para que sejamos usados por Deus.
b. Somos seus instrumentos. Os dons espirituais e ministeriais são o resultado da ação do Espírito Santo por intermédio do crente. O Espírito Santo opera usando as nossas vidas como instrumentos (At 1.8). Assim, por meio de palavras, louvores, milagres e outras formas, o Espírito de Deus se manifesta para cumprir seu propósito.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo está conosco todos os dias. Que os nossos corações estejam abertos para ouvir a sua voz. Ele é o nosso Consolador e amigo.

REFLETINDO
Você já ouviu diretamente a voz de Deus? Registre de que formas podemos ouvir Deus falar com a Igreja e explique o que a Bíblia ensina a respeito da forma como Deus usa os seus servos: RESPOSTA PESSOAL. EXPLICAÇÃO: DEUS FALA COM A SUA IGREJA POR DIVERSAS MANEIRAS: POR MEIO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, DOS DONS ESPIRITUAIS, DOS TESTEMUNHOS, DOS SONHOS OU POR ALGUMA REVELAÇÃO DIRETA.

Auxílio Pedagógico
“Como pode o Espírito Santo habitar no cristão e enchê-lo, quando o Novo Testamento ensina que o crente ainda tem uma carne ou uma natureza pecadora (Gl 5.17)? A natureza pecadora do cristão é assunto já julgado e continua condenado, porque ‘Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8.3,4). O bendito Espírito Santo pode habitar ao lado da natureza pecadora porque ela é considerada como crucificada ou morta, e desta forma permanece como já julgada e os seus dias estão contados (Rm 6.6; Gl 2.20; 5.24). Se o Espírito Santo está em nós, então como ocorre o enchimento? Como é que somos cheios com o Espírito? Por parte do homem, isso depende de que ele abra e renda todos os aspectos da sua vida, todos os ambientes da sua morada terrena para a presença e para o controle do Espírito (At 5.32: Rm 12.1,2; cf. Rm 6.11-13). Ele deve inicialmente receber o Espírito Santo por meio de um ato consciente de fé (Gl 3.2,5,14). Alguns comentaristas da Bíblia Sagrada consideram essa recepção como sendo o selo de Deus de sua divina propriedade sobre o crente (Ef 1.13), assim como o Pai colocou seu selo sobre o seu próprio Filho, quando o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma corpórea de uma pomba (Jo 1.30-34; 6.27). Por parte de Deus, isso depende do Espírito Santo ocupar, capacitar e guiar o crente em todos os aspectos de sua vida” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. l682, 683).

Sala do Professor
Distribua papéis com nomes de diferentes dons espirituais. Peça que cada aluno explique com suas palavras como acha que aquele dom se manifesta. Em seguida, abra a Bíblia em 1 Corintios 12 e explique o significado dos dons espirituais. Dê exemplos de como eles ocorrem na igreja atualmente para que os alunos percebam que estão presentes em nosso meio.

Comentarista: Ruth Tamires Pereira
# igreja-um-lugar-de-comunhao
licao-1-o-surgimento-da-igreja | Licao-2-igreja-uma-familia-espiritual | licao-3-quem-sao-os-membros-da-igreja | licao-4-o-culto-a-deus | licao-5-as-ordenancas-para-a-igreja | licao-6-o-pastor-e-o-seu-rebanho | licao-7-a-igreja-e-o-templo | licao-8-a-disciplina-na-igreja | licao-9-o-espirito-santo-e-a-igreja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *