Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2025 – PRÉ-ADOLESCENTES – Professor CPAD
Data/lição — 04 de maio de 2025
Lição 5 — As ordenanças para a igreja
A lição de hoje encontra-se em — 1 Coríntios 11.23-29
A Bíblia diz — “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Mateus 28.19
Devocional
- Segunda > Mateus 3.13
- Terça > Atos 2.38
- Quarta > Colossenses 2.12
- Quinta > Lucas 22.19,20
- Sexta > João 6.5
- Sábado > Gálatas 2.20
ESPAÇO PEDAGÓGICO
A paz do Senhor, professor(a). Nesta semana, seus alunos aprenderão a respeito das ordenanças de Cristo à Igreja. Atualmente, vivemos em meio a uma geração que relativiza a verdade e quer escolher o que obedecer ou não. Os mandamentos e princípios bíblicos, muitas vezes, são postos de lado ou distorcidos para agradar aos intuitos humanos. Diante desse difícil cenário, somente o conhecimento correto das Escrituras pode fortalecer nossos pré-adolescentes para não acreditarem em doutrinas ou ensinamentos antibíblicos.
As ordenanças são conhecimentos basilares e indispensáveis para a vida de todo o cristão. Apresente, com clareza, cada conceito, demonstrando aos alunos a importância de seguir os mandamentos para uma vida espiritual abençoada. O recurso do quadro “Saberes Escolares” é uma explicitação conjunta desses conceitos. Trata-se de um recurso que aborda os principais ensinamentos da lição para se obter uma visão global do tema. Se preferir, reproduza-o na lousa para facilitar o aprendizado. Boa aula!
OBJETIVOS:
CONCEITUAR o significado do batismo nas águas e da Ceia.
ENSINAR o que são ordenanças e princípios.
DEMONSTRAR quais são os principais elementos da Ceia do Senhor.
CONHECENDO + DE DEUS
Querido(a) pré-adolescente, a paz do Senhor. Nesta lição, aprenderemos mais sobre as ordenanças da Igreja. Como o nome já diz, as ordenanças são ordens, ensinamentos, deixados por Jesus para serem seguidos pelos crentes enquanto estiverem neste mundo.
1. POR QUE DEVO ME BATIZAR?
O batismo foi uma ordem deixada por Jesus, antes de subir ao céu. É uma prática que deve ser realizada por todos os crentes. Vamos aprender mais sobre a sua importância:
a. O significado do batismo. A palavra batismo vem do grego “baptismo” que significa “mergulho, imersão”. No batismo cristão, realizado em águas, mergulhamos todo o corpo em águas batismais apenas uma vez na vida. O batismo é o testemunho público de nosso arrependimento. É a confirmação de que aceitamos a fé e experimentamos o novo nascimento em Cristo (Jo 3.5). Ele é um símbolo da nossa união com Jesus; é a demonstração pública de nossa decisão de servir a Deus e obedecer à sua Palavra.
b. O batismo e a salvação. Quando descemos às águas estamos confessando para todos os presentes que recebemos Jesus em nossa vida e que nos arrependemos de nossos pecados (At 2.38). Sabemos que o batismo, por si mesmo, não garante que uma pessoa já está salva. A salvação vem pela fé em Jesus Cristo como nosso Salvador (Ef 2.8) e o batismo é a confissão, diante dos homens, de que aceitamos a fé para a salvação (1 Jo 3.9).
c. Jesus como exemplo. João Batista batizava as pessoas, convidando-as ao arrependimento. Jesus, como Filho de Deus, não precisava passar pelo batismo, afinal, Ele não tinha pecado. Entretanto, o Senhor fez questão de ser batizado para ser vir de exemplo aos seus seguidores (Mt 3.13). Quando Jesus desceu às águas, sua atitude foi confirmada pela voz do Pai e pela descida do Espírito Santo sobre Ele em forma de pomba (Mt 3.16,17). Jesus, em sua ação, demonstrava a importância do batismo para a vida cristã.
O que significa “batismo”? R:A PALAVRA BATISMO VEM DO GREGO “BAPTISMO” QUE SIGNIFICA “MERGULHO, IMERSÃO”
2. O BATISMO É UM DEVER
Diferentemente do que muitos dizem, o batismo não se trata de uma escolha, e sim de uma ordenança, isto é, um mandamento que deve ser cumprido pelos seguidores de Jesus.
Vamos aprender por quê?
a. O batismo como uma ordenança. Após sua ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos e deixou as últimas ordens e orientações antes de subir ao céu: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). O Mestre deixou claro que o batismo não é uma opção, e sim um mandamento que deve ser seguido por todos os crentes. Por isso, todos os crentes em idade adequada, segundo a orientação da igreja local, devem batizar-se para cumprir o mandamento deixado por Jesus. A obediência às ordenanças nos permitirá uma vida espiritual saudável e frutífera.
b. A importância de obedecer. A obediência à Palavra de Deus nos leva a colhermos bênçãos sem medidas e a experimentarmos uma vida espiritual saudável e bem edificada. Quando obedecemos às ordenanças de Jesus, incluindo o batismo e a participação na Ceia do Senhor, estamos cumprindo nosso papel como Igreja e preservando nossa comunhão com Deus.
c. Deve ser pela fé e não para cumprir uma obrigação. Estamos vivendo uma época em que as pessoas querem escolher como servir a Deus ou selecionar na Bíblia o que vão obedecer. Nesse contexto, é importante que saibamos que a obediência integral aos princípios bíblicos nos proporcionará uma vida plena com Deus. Logo, a prática do batismo deve ser consequência da fé e não um mandamento que cumprimos por obrigação (Hb 10.38). Para aqueles que aceitam a Jesus pela fé, o batismo é uma alegria, pois trata-se de mais um passo fundamental na vida espiritual.
O que o Senhor Jesus deixou claro a respeito do “batismo”? R: O MESTRE DEIXOU CLARO QUE O BATISMO NÃO É UMA ESCOLHA OPCIONAL, E SIM UM MANDAMENTO QUE DEVE SER SEGUIDO POR TODOS OS CRENTES.
3. A CEIA DO SENHOR
A Ceia do Senhor é um momento muito importante para a construção da nossa comunhão com Deus e com nossos irmãos. Este cerimonial faz parte das ordenanças deixadas por Jesus.
a. A importância da Ceia do Senhor. Ao realizar a Páscoa com os seus discípulos, Jesus deixou-nos o exemplo de como a Santa Ceia deveria ser ministrada, quais são os elementos utilizados e explicou o que este cerimonial representa. O Senhor disse: “façam isso em memória de mim” (Lc 22.19). A Ceia do Senhor é um memorial, um momento em que relembramos e refletirmos sobre o sacrifício de Jesus por nós sobre a cruz. É também um momento de gratidão pela salvação alcançada mediante a fé.
b. Os elementos da Ceia. Conhecemos bem os elementos que compõem a Ceia: o pão e o cálice. O pão simboliza o corpo de Jesus e o cálice (suco de uva) simboliza o seu sangue (1 Co 11.23-26). Vale lembrar que o pão e o suco de uva não se transformam literalmente em carne e sangue, mas são um simbolismo, alimentos consagrados que representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, entregues por nós, na cruz. Ao consumirmos esses elementos recebemos, do Espírito Santo, fortalecimento e saúde espiritual. É um momento, também, de relembrarmos a nossa maior esperança: a de que Ele foi para o Pai, mas em breve retorna rá para buscar a sua Igreja e, juntos, cearemos com Ele, no céu. c. Quem pode participar? A Santa Ceia é um momento muito importante para a vida cristã e não pode ser negligenciado. Participam dele pessoas que passaram pelo batismo nas águas. Nesse ato, realizado em harmonia uns com os outros, fortalecemos também nossa comunhão com os irmãos que participam conosco do Corpo de Cristo.
CONCLUSÃO
Quando obedecemos às ordenanças e princípios bíblicos, estamos plantando sementes de fé e podemos esperar por um futuro de bênçãos. A obediência nos leva a desfrutar de uma vida de maior intimidade com Deus.
REFLETINDO
Leia o texto bíblico de Mateus 3.13-17 e explique por que Jesus teve de ser batizado por João Batista. Em seguida, conforme a orientação do(a) professor(a). conte o seu testemunho relatando como foi a sua experiência do batismo nas águas. R: JESUS, COMO FILHO DE DEUS, NÃO PRECISAVA PASSAR PELO BATISMO, AFINAL ELE NÃO TINHA PECADO. ENTRETANTO, ELE FEZ QUESTÃO DE SER BATIZADO PARA SERVIR DE EXEMPLO AOS SEUS SEGUIDORES (MT 3.13). QUANDO JESUS DESCEU ÀS ÁGUAS, SUA ATITUDE FOI CONFIRMADA PELA VOZ DO PAI E PELA DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE ELE EM FORMA DE POMBA.
Sala do Professor
Leve para a aula imagens que representem as ordenanças da igreja. Cole as imagens na lousa e peça aos alunos que procurem na lição os significados de cada ordenança. Em seguida, peça para escreverem as informações abaixo ou ao lado de cada imagem. Após a atividade, organize as imagens em um cartaz feito com papel 40 kg e deixe exposto no mural da sala para lembrá-los continuamente sobre a importância do cumprimento das ordenanças para uma vida espiritual abundante.
Comentarista: Ruth Tamires Pereira
# igreja-um-lugar-de-comunhao
licao-1-o-surgimento-da-igreja | Licao-2-igreja-uma-familia-espiritual | licao-3-quem-sao-os-membros-da-igreja | licao-4-o-culto-a-deus | licao-5-as-ordenancas-para-a-igreja