Lições Bíblicas CPAD – Pré-Adolescentes –1º Trimestre de 2025
Data/lição: 19 de janeiro de 2025
Lição 3: O arrebatamento da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: 1 Tessalonicenses 4.14-17
A Bíblia diz: A Bíblia diz: “Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória.” Apocalipse 3.11
Devocional
- SEGUNDA-FEIRA João 14.2,3
- TERÇA-FEIRA 2 Pedro 3.14
- QUARTA-FEIRA Mateus 25.13
- QUINTA-FEIRA 1 Coríntios 15.51
- SEXTA-FEIRA Atos 1.10,11
- SÁBADO 1 Tessalonicenses 4.16,17
ESPAÇO PEDAGÓGICO
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor. Na aula desta semana, seus alunos estudarão sobre a maior esperança da Igreja: o “Arrebatamento da Igreja”. Sem dúvida, esse dia é muito esperado por todos aqueles que aceitaram a Jesus como Salvador. Quanto ao estudo sobre este evento, a Bíblia apresenta muitas informações que precisam ser estudadas cuidadosamente. A compreensão do evento, o enredo, as peculiaridades e as etapas do Arrebatamento são aspectos que requerem atenção. A falta de entendimento sobre um único ponto pode comprometer a compreensão de todo o assunto. A complexidade do assunto se dá por causa da riqueza de detalhes. Por isso mesmo, comece seu estudo com certa antecedência, leia a Bíblia, consulte livros, faça anotações e tire suas dúvidas. Depois, se antecipe revisando o conteúdo e relacionando as perguntas que seus alunos, possivelmente, farão a você. Assim, você terá mais segurança para tratar do assunto. E, caso haja alguma indagação cuja resposta você desconhece ou tem dúvidas, não ignore. Anote a pergunta e explique aos alunos que você vai pesquisar e trazer a resposta no próximo encontro. Boa aula!
OBJETIVOS:
COMPREENDER que a volta de Cristo é real e que devemos estar preparados.
ENTENDER que Jesus nos garante a ressurreição para uma nova vida.
APRENDER a sequência correta dos acontecimentos.
CONHECENDO + DE DEUS
Já imaginou como seria triste se a nossa vida estivesse resumida a este plano terrestre e material? Estaríamos limitados a uma vida sem um sentido mais profundo, sem perspectiva espiritual e sem motivações realmente significativas para se viver de maneira “irrepreensível”, como orienta o apóstolo Pedro (2 Pe 3.14). Mas, para a nossa alegria, temos um alvo a ser alcançado, uma esperança futura, o prêmio mais incrível de todos: a vida eterna.
1. JESUS VEM!
A TROMBETA SOARÁ!
É maravilhoso termos a certeza de que o nosso Jesus, muito em breve, virá nos buscar para morarmos eternamente com Ele. O céu nos aguarda, pois ali existe um lugar especial para nós. O próprio Jesus disse que voltaria para nos levar com Ele (Jo 14.2,3). A Igreja, portanto, deve, se preparar para encontrar-se com o Senhor. Por isso é tão importante estudar os ensinamentos registrados na Palavra de Deus.
a. Um momento muito esperado. Este é o momento mais aguardado pela Igreja, chamado de “Arrebatamento”. Aqueles que não creem em Deus, ou mesmo os que dizem crer, mas não o obedecem, não farão parte desse glorioso momento. Trata-se da promessa do Senhor Jesus anunciada aos seus discípulos: “voltarei e os levarei comigo” (Jo 14.3).
b. Preparação. É necessário que o cristão esteja preparado para o instante em que o Senhor voltar. Aqueles que o consideram como único Salvador devem obedecê-lo com ânimo e disposição (cf. 1 Co 15.58). Além disso, viver uma vida santa é requisito obrigatório para todas as pessoas que desejam alcançar a eternidade. Isso não significa que a pessoa será perfeita, aliás, ninguém pode alcançar a perfeição nesta terra, apenas quando entrarmos na eternidade é que experimentaremos o perfeito estado. Mas, enquanto estivermos aqui, precisamos nos esforçar para viver de acordo com a Palavra de Deus.
c. Quem ouvirá o som da trombeta? Há vários sinais que mostram que a Volta de Jesus está muito próxima. A qualquer momento, a trombeta celestial será tocada, anunciando sua chegada e somente os salvos ouvirão. Até mesmo aqueles que já morreram não serão esquecidos, eles ressuscitarão e, também, desfrutarão desse momento tão esperado (cf. 1 Co 15.52; 1 Ts 4.13-15). E, assim, os salvos desaparecerão da terra para estarem com o seu Senhor.
Como o cristão deve se preparar para o Arrebatamento?
R: Precisamos viver uma vida santa e nos esforçarmos para viver de acordo coma palavra de Deus.
2. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Um dos maiores dilemas para o ser humano desde a antiguidade é o destino dos mortos. O que acontece depois da morte? Será que acontece alguma coisa ou tudo se acaba com o último fôlego de vida? A Bíblia nos dá a resposta.
a. Existe vida após a morte? Sim! Sabemos que existe vida do outro lado, pois o próprio Jesus disse: “Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25). Se você crê em Jesus, entregou sua vida a Ele e obedece à sua Palavra, então pode ter a certeza de que, ainda que você passe pela morte desse corpo, receberá um novo e glorificado, próprio para viver eternamente com Cristo (cf. 1 Co 15.42-44).
b. Nossa vida nesta terra é passageira. Todos os dias, porém, temos que fazer escolhas e cada uma delas tem a ver com o que cremos. Se cremos em Deus e em seu Filho, devemos viver de acordo com a sua vontade e, assim, passaremos desta vida para a outra. Consequentemente, aqueles que vivem conforme o seu próprio querer, desobedecendo ao Senhor, não ressuscitarão para a vida, mas para a morte eterna (cf. Jo 3.18-21).
c. Qual o destino da morte? Paulo, apóstolo de Jesus, disse que “quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: a morte está destruída! A vitória é completa!” (1 Co 15.54). A morte do corpo físico não é o fim. O próprio Senhor Jesus ressuscitou para nos mostrar que Ele tem o poder sobre a vida e a morte (Mt 28.18).
Complete o versículo:
“Assim, quando este CORPO mortal se vestir com o que é IMORTAL, quando este corpo que MORRE se VESTIR com o que não pode morrer, então acontecerá o que as ESCRITURAS SAGRADAS dizem: a morte está destruída! A VITÓRIA é completa!”, (1 Co 15.54).
3. 0 ARREBATAMENTO DOS SALVOS
O termo “arrebatamento” vem da palavra latina “raptus” e dá a ideia de uma retirada muito rápida, é remover com muitíssima velocidade. É assim que seremos tomados da terra para encontrar o Senhor Jesus nos ares e, então, vivermos com Ele para sempre.
a. Como acontecerá? Soada a trombeta, Jesus Cristo descerá até os ares (entre o céu e a terra); as pessoas que morreram crentes em Jesus ressuscitarão primeiro e, depois, os crentes vivos terão seus corpos transformados (revestidos de imortalidade). Acontecerá de forma inesperada, semelhante a um piscar de olhos (cf. 1 Co 15.52). E, finalmente, todos juntos seremos arrebatados para encontrar com o Senhor nos ares. Que momento maravilhoso! Nunca mais sentiremos dor ou tristeza, nem conheceremos mais o pecado ou a morte.
b. Quando acontecerá? A Bíblia é clara ao afirmar que ninguém sabe o dia e nem a hora em que Jesus voltará. Entretanto, a advertência aos discípulos prevalece para a igreja dos dias atuais: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” (Mt 25.13). Logo, não podemos deixar que nada venha nos distrair. Precisamos estar atentos e praticando o Evangelho.
c. A esperança que não morre. Dizem que “a esperança é a última que morre”, mas nós temos uma esperança que permanece viva: alcançarmos a vida eterna com Cristo. Que privilegiados são todos os que buscam o Senhor de todo o coração (Jr 29.13). Eles encontrarão o Senhor nos ares e habitarão com Ele para sempre. Nessa mesma perspectiva, devemos permanecer fiéis e incentivar nossa família e amigos a fazerem o mesmo. Nossa esperança se tornará realidade no dia do Arrebatamento.
CONCLUSÃO
A Volta de Jesus é uma verdade que está muito perto de acontecer. A Bíblia nos garante que todas as pessoas que forem fiéis até o fim serão salvas por Ele da morte eterna e do juízo divino que virá sobre a terra. Por isso, vivamos com alegria, aguardando a Volta do Senhor!
REFLETINDO
Forme grupo com seus amigos de classe e, com a orientação do(a) professor(a). elabore o roteiro do Arrebatamento da Igreja. Confeccione placas que identificam o passo a passo no cumprimento dessa promessa feita aos crentes. Em seguida, insira as placas em cartazes e deixe-os expostos no mural.
1. Crentes aguardando a Volta do Senhor Jesus;
2. A trombeta soa e o Senhor Jesus volta nos ares para encontrar com os crentes;
3. Acontece a primeira ressurreição: somente os mortos em Cristo e os santos do Antigo Testamento que estão no seio de Abraão ressuscitarão e serão arrebatados;
4. Os crentes vivos têm os seus corpos transformados e são arrebatados para encontrar o Senhor nos ares:
5. Os salvos encontram com o Senhor nas nuvens. Começa o julgamento pela igreja. Os salvos receberão os galardões.
6. Começa a grande “Bodas do Cordeiro”
Comentarista: Tatiane Alves